Mantra de Padmasambhava.Pronuncia-se em português brasileiro: om ah hung benza guru péma siddhi hung. Ajuda a caminhar do não-ser para o ser; das trevas para a luz. Portanto, vai além da dicotomia mundana do ter ou ser. Há um refinamento sutil: não-ser ou ser!
Significação
OM AH HUM VAJRA GURU PADMA SIDDHI HUM
tem significados internos, externos e secretos.
OM refere-se ao corpo.
AH à fala.
HUM diz respeito à mente.
Representam as transformadoras benções do corpo, da fala e da mente de todos os Budas.
Internamente, OM purifica os canais sutis; AH, o ar interno, o fluxo de energia; HUM, a essência criativa.
Externamente, OM purifica todas as ações negativas cometidas através do corpo; AH, através da fala; HUM, através da mente.
Secretamente, OM AH HUM traz a realização dos três aspectos da natureza da mente:
a) OM traz a realização de sua energia e compaixão incessantes;
b) AH traz a realização da sua natureza radiante;
c) HUM a realização da sua essência semelhante ao céu.
VAJRA significa que a imutável e não-dual sabedoria dos Budas pode cortar as ilusões e obscurecimentos sem nunca ser danificada ou destruída pela ignorância. As qualidades e atividades do corpo, fala e mente de sabedoria dos Budas têm a capacidade de beneficiar os seres com o poder penetrante e desobstruído do diamante (a mais forte e preciosa das pedras) e como o diamante a VAJRA é livre de defeitos.
GURU significa importe alguém refleto de todas as qualidades admiráveis que encarna sabedoria, conhecimento, compaixão e meios hábeis. As qualidades inconcebíveis e perfeitas do GURU - o mestre - fazem-no inestimável e superior a todas as coisas em excelência.
PADMA significa lotus e se refere à família lótus dos Budas e especificamente o aspecto da fala iluminada que eles representam. Quando são tomadas de maneira conjunta - VAJRA GURU PADMA - significam a essência e a benção da visão, da meditação e da ação.
VAJRA refere-se à indestrutível essência da verdade que pedimos em nossas orações para realizar em nossa visão. GURU representa a natureza de luminosidade e as nobres qualidades da iluminação que oramos para aperfeiçoar na nossa meditação. PADMA diz respeito à compaixão que pedimos para realizar nossa ação. Então, pela citação dessas sílabas do mantra, recebemos as benções da mente de sabedoria, as nobres qualidades e a compaixão de todos os Budas.
SIDDHI HUM. SIDDHI significa perfeição real, consecução, benção e realização. Há duas espécies de SIDDHI: ordinário e supremo. Pelo recebimento da benção dos SIDDHIS ordinários, todos os obstáculos das nossas vidas são removidos, ao passo em que todas as nossas boas aspirações são atendidas. Complementarmente, todas as várias circunstâncias da vida se tornam auspiciosas, conduzindo à prática espiritual e à realização da iluminação. Por sua vez, a benção do SIDDHI supremo enseja a própria iluminação, o estado de completa realização. Assim, orando para o corpo, a fala, a mente, as qualidades e as atividades dos Budas obterão os SIDDHIS ordinário e supremo.
Finalmente, HUM representa a mente de sabedoria dos Budas e é o catalisador sagrado do mantra. É como o "Assim seja!". O significado essencial do mantra é: "eu o invoco, VAJRA GURU; em sua benção, conceda-nos os SIDDHIS ordinário e supremo". O autor, Sogyal Rinpoche, cita, ainda, Dilgo Khyentse Rinpoche, que reproduzo parte: "...pela recitação das doze sílabas do mantra de Vajra Guru, esses doze elos (da originação interdependente) são purificados e você está pronto para remover e depurar completamente a camada de impurezas emocionais do carma, liberando-se assim do samsara..."
Reflexão
A frágil base espiritual da mente inquieta do homem moderno favorece o karma negativo. É terrível essa percepção. Ao mesmo tempo, porém, é alentadora. O círculo vicioso do karma negativo, por efeito da ilusão a que estamos acometidos, vem com força total. Resultado: menos concentração, menos tranqüilidade, mais anciosidade, mais destemperança, reproduzindo o samsara. É alentadora porque representa o início de um processo de sensibilização. Certamente, a entoação desse mantra com fé e devoção, aliada à prática e mudança de atitudes, oportunizará, no mínimo, a produção de um karma positivo. Poderá representar aconsolidação de um processo de conscientização.
Síntese obtida nas páginas 479 a 482, do O Livro Tibetano de Viver e Morrer, escrito por Sogyal Rinpoche, o qual foi publicado pelas Editoras Talento e Palas Athena, em 1999.
The Vajra Guru Mantra is the mantra associated with Guru Rinpoche, also known as Padmasambhava.Guru Rinpoche himself has said, "In the future, such times will befall sentient beings and both in a temporary and in a long term sense, the benefits of the Vajra Guru mantra can be definitely be felt.Since my spiritual instructions and the methods of practice that I offer are immeasurable, I have hidden a great number of treasure teachings in the water, rocks, the sky and so forthIn these evil times, even individuals with fortunate karma will find it difficult to encounter these teachings. It will be difficult to bring together the necessary circumstances for these teachings to be revealed. This is a sign that the collective merit of beings is on the wane.
ResponderExcluirHowever, at such times, if this essence mantra, the Vajra Guru mantra, is repeated as much as possible, a hundred times, a thousand times, ten thousand times, a hundred thousand times, a million, ten million, a hundred million times and so forth, if it is repeated in holy places, in temples, next to great rivers, in areas where gods and demons abound, if it is recited in these places by tantric practitioners with pure samaya, by people with monastic ordination who maintain their vows purely, by men and women who possess faith in the teachings, if they give rise to bodhicitta on a grand scale and recite this mantra, then the benefits and advantages and energy of such practice are truly inconceivable." http://www.gurupadmasambhava.org
Adorei seu blog! Tenho tanto para aprender e aqui será uma de minhas fontes. Bjão!
ResponderExcluirObrigada pelo mantra!!! Irá entrar nas minhas práticas...
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